Pesquisar neste blogue

02 junho 2010

Visitar o Museu Arqueológico José Monteiro - Fundão

O Museu Arqueológico Municipal José Monteiro fica situado no centro histórico da cidade de Fundão, no solar Falcão d'Elvas. Tem o nome daquele que foi o responsável pela recolha de grande parte do espólio que o museu exibe. O acervo é constituído por objectos do quotidiano, que vão da pré-história ao século V, conjuntos cerâmicos romanos e pré-romanos, machados.

O Museu é um espaço que dispõem de várias valências: uma sala de exposição permanente (que reúne peças arqueológicas que vão desde a Pré-história ao final do Período Romano), um espaço de exposições temporárias, um auditório, um laboratório de conservação e restauro, uma biblioteca especializada em História e Arqueologia e um espaço Internet




Uma das peças de maior destaque da exposição permanente é a Estátua-menir do Fundão que é originária de Corgas, Freguesia de Donas. O menir é do período do Neolítico/Calcolítico, Idade do Bronze. Trata-se de um Menir talhado num bloco irregular de granito de grão médio, com 285 cm de comprimento máximo, 68 e 63 cm de largura e espessura máximas respectivamente e com 1440 Kg de peso. Afeiçoado nas faces frontal e lateral esquerda (parcial), nas quais apresenta decoração.
Apresenta uma compleição oblonga sub-ovóide, ligeiramente antropomórfica, na qual foi demarcada a cabeça com uma gola. Nas faces afeiçoadas figuram dois atributos: uma espada e um bi-ancoriforme com respectivas correias de suspensão. Estes estão insculpidos em alto-relevo, denotando o segundo elemento um tratamento bastante meticuloso. A face frontal apresenta ainda quatro “covinhas”, uma das quais destacada pelas suas dimensões.

Sem comentários:

Enviar um comentário