Pesquisar neste blogue

15 setembro 2010

Visitar Mira

Mira é uma vila portuguesa no Distrito de Coimbra, região Centro e sub-região do Baixo Mondego, com cerca de 7 800 habitantes.
É sede de um município com 123,89 km² de área e 13 144 habitantes (2004), subdividido em 4 freguesias (Carapelhos, Mira, Praia de Mira e Seixo).
O município é limitado a norte pelo município de Vagos, a leste e a sul por Cantanhede e a oeste tem litoral no Oceano Atlântico.
A região onde se situa Mira já é habitada há longos tempos, apesar de pouco se saber da sua História inicial. Sabe-se que esta povoação foi ocupada no tempo dos Romanos e é-lhes atribuído a sua expansão. Da época romana foram encontrados alguns materiais de construção, nomeadamente "tegulae" (telhas) e cerâmica doméstica.
Pouca informação existe sobre o tempo dos Visigodos nesta região, mas durante o período de domínio árabe, Mira era já uma povoação com praça. Como era prática então, os invasores substituíam parte da população como gentes de outras áreas da península, e foi durante este tempo que a vila adquiriu o nome de Mira.
É de crer que já os cristãos ali existentes tinham devoção predilecta ao Apóstolo São Tomé, e os devotos chamavam a este local Terras do Senhor São Tomé, que segundo lenda levara os mouros a aceitarem o termo que em árabe é Emir.
Mira é corrupção da palavra árabe mir ou Emir, que quer dizer senhor, chefe ou príncipe. Porém, há alguns historiadores que aceitam a ideia de que os árabes, dando-lhe este nome, quiseram distingui-la pela sua beleza, situação e amenidade do clima, chamando-lhe Terra do Senhor.
Com a Reconquista Cristã, sobretudo na última conquista de Coimbra aos árabes, a história das terras de Mira passa a ficar mais claramente documentada. O povoado mouro foi capturado ainda antes da independência do condado Portucalense, talvez por D. Henrique, pais de D. Afonso Henriques.

Em 1442, Dom Pedro, regente de Portugal e Duque de Coimbra, concedeu autonomia municipal a Mira e diversos privilégios para fixar população e desenvolver o local. Recebeu foral de D. Manuel I em Lisboa que a eleva a vila a 27 de Agosto de 1514 e nomeia como administrador e senhor da vila Dom Gonçalo Tavares. Mais tarde, D. Manuel de Sousa Tavares foi senhor e alcaide-mor da vila. O senhorio de Mira manteve-se nas mãos da família dos Tavares até ao séc. XVIII, quando passou a integrar a Casa das Rainhas. Aí se manteve até à extinção do regime senhorial em 1833.

Gastronomia

Batata assada na areia com bacalhau assado na brasa
Bolo da Páscoa
Caldeirada Mista com Boleiros
Chupas de Vinho
Favas à Gandaresa
Filhós de abóbora
Papas de Abóbora
Pitau de Raia
Sardinhas na Grelha
Sarrabulho à moda de Mira


O concelho de Mira conta com 4 freguesias, que são as seguintes:

Carapelhos é uma freguesia com 3,92 km² de área e 766 habitantes (2001). Densidade: 195,4 hab/km².
A Freguesia de Carapelhos situa-se a nascente do Concelho de Mira, limitada por esse lado pela Freguesia de Fonte de Angeão, Concelho de Vagos; a sul pela Freguesia de Corticeiro de Cima, Concelho de Cantanhede; a poente pela Freguesia de Mira e a norte pela Freguesia do Seixo, também do Concelho de Mira.

Em termos económicos, a população desta Freguesia dedica-se sobretudo à agricultura. A pouca indústria existente está ligada à transformação de madeiras e caixilharia em alumínios; o comércio é reduzido e está relacionado com a produção agrícola.

Mira é uma vila e simultaneamente sede de freguesia e paróquia da Diocese de Coimbra, com 62,57 km² de área e 7 782 habitantes (2001). Densidade: 124,4 hab/km


A Praia de Mira é uma vila e freguesia com 39,82 km² de área e 2 985 habitantes (2001). Densidade: 75,0 hab/km².

A referência mais antiga e conhecida de Palheiros de Mira, data de 1875 que ao referir-se à Vila de Mira, diz que “está distante 6 km do oceano e tem estrada para «palheiros de Mira, na praia do Mar», lugar cujos habitantes são «quase todos pescadores»


O Seixo, também conhecida como Seixo de Mira, é uma freguesia e paróquia da Diocese de Coimbra, com 15,70 km² de área e 1 339 habitantes (2001). Densidade: 85,3 hab/km².

A Visitar:
Na Freguesia de Carapelhos
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Capela de São Bento
Fonte de São Bento
Monumento à casa Gandaresa

Na Freguesia de Mira
Igreja de São Tomé
Pelourinho de Mira
Barragem do Casal de São Tomé
Estátua de D. Pedro
Lagoa de Mira
Moinho de Água
Monumento aos Mortos da Grande Guerra

Na Freguesia de Praia de Mira
Capela da Praia de Mira
Estátua em Homenagem ao Povo da Praia de Mira (Pescadores)
Igreja Nova da Praia de Mira
Museu Etnográfico
Barrinha de Mira
Canal de Mira
Praia de Mira
Praia do Areão

Na Freguesia do seixo
Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Monumento ao Moliceiro
Fonte da Barroca
Fonte de Cima
Fonte da Meneza
Parque de S. João
Casa Gandaresa
Monumento à Mãe Gandaresa
Cruzeiro

Onde Ficar

Na Freguesia de Mira
Hotel Quinta da Lagoa (Hotel** / Aldeamento***)
Residencial Canhota
Parque de Campismo Vila Caia - Agro Turismo Vila Caia

Na Freguesia de Praia de Mira
Apartamentos Turísticos D. Quixote

Aparthotel Mira Vilas (****)
Quinta S. José (Agro - Turismo)
Residencial Maçarico
Residencial Arco-Íris
Residencial Canadian Star
Residencial do Mar
Residencial Miratlântico
Residencial Nossa Senhora da Conceição
Parque de Campismo Municipal
Parque de Campismo Orbitur
Albergue de Juventude de Mira

Sem comentários:

Enviar um comentário