Pesquisar neste blogue

23 abril 2011

Visitar Fronteira

Fronteira é uma vila portuguesa no Distrito de Portalegre com cerca de 3 300 habitantes.
É sede de um município com 245,20 km² de área e 3 286 habitantes (2006), limitado a norte pelo município de Alter do Chão, a leste por Monforte, a sueste por Estremoz, a sul por Sousel e a oeste por Avis.
O foral do concelho foi concedido por D. Manuel I em 1512.
As freguesias de Fronteira são as seguintes: Cabeço de Vide, Fronteira, São Saturnino

Pequeno Resumo Histórico
A presença humana está assinalada nos territórios de Fronteira desde há mais de 10 mil anos.
Quanto à povoação, a mesma terá sido fundada no reinado de D.Dinis, havendo o registo de que em 1236 a igreja de Fronteira ou Frontaria fica na posse da diocese de Évora. Em 1512 D. Manuel I dá-lhe foral.
Depois de séculos em que integrou apenas as freguesias de Nossa Senhora da Atalaia de Fronteira e de São Saturnino, ao longo do século XIX o concelho de Fronteira contou com múltiplas alterações, integrou freguesias dos concelhos de Estremoz, de Monforte e de Sousel, com significativas mudanças sucessivas e que incluíram ainda a extinção do próprio concelho de Fronteira (em 1867), integrado no de Alter do Chão, mas logo restaurado (1868).
Em 1855 foram extintos os concelhos de Veiros e Sousel, anexando as suas freguesias ao de Fronteira, que desse modo passou a compreender, para além das freguesias de Nossa Senhora da Atalaia e de São Saturnino, as freguesias de São Bento de Ana Loura, Santo Aleixo, São Pedro de Almuro, Rei Salvador, Santo Amaro, Nossa Senhora da Graça de Casa Branca, Nossa Senhora da Graça de Cano, Nossa Senhora da Graça de Sousel e São João da Ribeira.
Em 1863 é restaurado o concelho de Sousel. Depois em 1869 é desanexada a freguesia de São Bento de Ana Loura e em 1871 a de Santo Aleixo, em 1872 foram desanexadas as freguesias de Rei Salvador e São Pedro de Almuro, voltando Fronteira a conter apenas as suas freguesias primitiva de Nossa Senhora da Atalaia e de São Saturnino, acrescidas da de Santo Amaro.
Depois Fronteira vem ainda a receber as freguesias de Vaiamonte e novamente São Pedro de Almuro que voltam a ser desanexada em 1898 para integrar o concelho de Monforte.
Finalmente já em pleno século XX, por decreto de 21 de Dezembro de 1932, Santo Amaro passa a integrar o concelho de Sousel e o de Fronteira integra a freguesia de Nossa Senhora das Candeias, antigo concelho de Cabeço de Vide extinto em 1855 e então integrado no de Alter do Chão.

O que Visitar

Onde Comer

Na Freguesia de Fronteira:
Café Restaurante o Poste
Café Restaurante Três Bicos
Restaurante A Ribeira
Café Restaurante Fonte Nova
Pensão Central
Restaurante A Piscina
Café Restaurante O Atlético
"Frango no Churrasco"

Na Freguesia de Cabeço de Vide:
Restaurante a Muralha
Restaurante Avenida
Café Restaurante O Pedro
Café Restaurante Termas de Sulfúrea
Café Restaurante Pastor
Restaurante Vasco da Gama

Onde Dormir

Na Freguesia de Fronteira:
Residencial A Estalagem
Pensão Central

Na Freguesia de Cabeço de Vide:
Hotel Cadenlária
Quinta do Cabeçote
Casa dos Chaminés
Solar Simas Cardoso
Casa de Campo Herdade da Ordem
Residencial Sulfúrea

Sem comentários:

Enviar um comentário