Pesquisar neste blogue

20 abril 2011

Visitar a Igreja de São Lourenço - Arranhó

A Igreja de São Lourenço, localizada na Freguesia de Arranhó, terá sido construída em 1504.
É uma igreja de nave única suportada, no exterior do lado esquerdo, por dois contrafortes maciços. No cunhal frontal direito tem uma torre sineira, com dois sinos e relógio, servida por escada de pedra em caracol. A cabeceira é constituída pela capela-mor e dois altares colaterais. A capela-mor abre com dois arcos ligados e encimados por um nicho; o fundo é revestido de talha de madeira dourada expondo, na parte superior, um crucifixo de grandes dimensões, ladeado pelas imagens de São Lourenço e de São Francisco de Assis. O altar-mor é de pedra e está no centro do presbitério. O altar do lado do Evangelho tem a imagem da Nossa Senhora da Piedade, em madeira; o do lado da Epístola é dedicado a Nossa Senhora de Fátima. Uma grossa balaustrada fecha o presbirério.
Na parte lateral do lado do Evangelho existe um altar aberto na parede e com nicho, dedicado a Nossa Senhora da Conceição. À esquerda deste altar ergue-se um púlpito de pedra, servido por escada do mesmo material. Na mesma parede, ao fundo de igreja, aberto em capela, encontra-se o baptistério com pia central e um nicho com ícone representativo do Baptismo de Jesus. Na parede contrária, num altar idêntico venera-se Santa Catarina.
O tecto é revestido a madeira, com painéis rectangulares pintados. O painel central, além dos motivos decorativos comuns aos outros, representa o Santíssimo Sacramento.

No fundo da igreja, sobre a porta principal, encontra-se o coro, construído em madeira policromada, assente, nos cantos, em capitéis de pedra inscrustados nas paredes e suportado, na frente, por duas colunas cilíndricas de pedra. A balaustrada frontral ostenta a data de 1755. As pinturas da parte inferior representam, além de vários motivos decorativos, símbolos referentes a S. Lourenço.

Sem comentários:

Enviar um comentário