Pesquisar neste blogue

17 abril 2011

Visitar a Igreja de São Pedro de Penaferrim (Sintra)

A igreja de S. Pedro de Penaferrim (Sintra) é uma igreja de fundação medieval, alterada no século XVI e constituída por uma só nave, com abóboda quinhentista e magníficos azulejos azuis e brancos, da 1ª metade do século XVIII nas paredes laterais, representando cenas da vida de S. Pedro.
Em 1565 foi reconstruída e ampliada. De uma forma simples e resumida, podemos descrever esta Igreja matriz como um templo de uma só nave com uma abóbada de estilo manuelino. A meio da nave vê-se um fecho de abóbada com um brasão que sustenta a roda de navalhas de Santa Catarina usada pelos Castros. A fachada e a torre são barrocas e as paredes revestidas de azulejos, azuis e brancos. Os azulejos da nave, são compostos por uma temática heráldica – as armas de D. Tomás de Almeida e simbólica – as chaves de São Pedro. Os painéis figurativos, de moldura rectilínea, representam o ciclo de São Pedro como Apóstolo e companheiro de Jesus e o seu Apostolado após a Ascensão.
No interior do templo encontra-se ainda uma escultura gótica de S. Pedro em pedra de Ançã, datada do século XV e oriunda da capela românica de S. Pedro do castelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário