Pesquisar neste blogue

19 abril 2011

Visitar o Fontanário de Armés - Terrugem

O fontanário de Armés, situado na Freguesia da Terrugem, constitui um exemplo da arquitectura civil, pública, de que os romanos deixaram tantos exemplares por todo o império.
O fontanário situa-se 3 metros abaixo do nível actual do solo, adossado à base da parede sul de um largo poço de secção quadrangular, hoje coberto por uma placa de betão e com uma bomba manual para tirar água. Uma estreita escadaria dá acesso ao fontanário. Este é constituído por uma caixa de planta rectangular, formada por várias lajes de mármore com o fundo quebrado e roto. As paredes laterais e posterior são mais elevadas em relação à parede anterior, funcionando esta como parapeito. A zona exterior da parede lateral esquerda apresenta um picado grosso, largo e irregular, o que parece indicar que essa laje estaria originalmente encoberta.
O depósito é abastecido pelas águas de uma nascente próxima através de uma conduta subterrânea que termina num orifício circular, aberto perto da aresta direita da parede posterior do depósito, a cerca de 85 cm do fundo.
Um dos principais motivos de interesse deste fontanário é uma laje epigrafada, com 17 cm de espessura, que encima o depósito.

Sem comentários:

Enviar um comentário