Pesquisar neste blogue

04 janeiro 2014

Visitar a Pateira - Requeixo

A Pateira é uma lagoa natural, a maior da Península Ibérica, localizada no triângulo Águeda, Aveiro - Freguesia de Requeixo, Oliveira do Bairro, antes da confluência do rio Cértima com o rio Águeda.
Esta Lagoa tem elevada riqueza ecológica e integra a Zona de Protecção Especial da Ria de Aveiro, incluída na Rede Natura 2000. 
É grande a biodiversidade faunística da Pateira. Podem ser observados espécies como: Garça-vermelha, o Milhafre-preto, a Águia-sapeira, a Águia-de-asa-redonda, o Guarda-rios, o Perna-longa, o Pato-bravo, o Galeirão, entre outras espécies de garças, passeriformes rapinas, etc. O termo "Pateira" resulta da abundância de patos. Assim, a diversidade de habitats permite a sustentação destas comunidades, e de outros grupos como por exemplo os peixes (Boga, Bardo-do-Norte, Boga-Portuguesa, Ruivaco, Bordalo, Enguia, Pardelha, Achigã, Lúcio, Carpa, Tainha, Perca, Pimpões), os Répteis, os Anfíbios, os Moluscos (Mexilhão-do-rio), os Crustáceos (Lagostim - vermelho). 
Relativamente à biodiversidade florística, na zona húmida, que engloba as águas livres e a vegetação alagada das margens e linhas, dominam habitats com povoamentos de Caniço, juntamente com a Tabúa e o Bunho. Ocorrem ainda comunidades de: a Erva-pinheirinha, os Nenúfares ou mesmo o Jacinto-de-água. Em algumas zonas marginais ao longo da Pateira, existem diversas espécies arbóreas e arbustivas como: Salgueiros, Choupos, Amieiros, Amieiro-negro, Freixos, Pilriteiros, Sabugue, Borrazeiras, pontualmente Carvalhos, Loureiros, Ulmeiros, etc. Do grupo das herbáceas e sub-arbustivas refere-se apenas a presença do Lírio-amarelo-dos-pântanos, do Agrião, do Embude, da Erva-pessegueira e Hortelã-de-água.

Sem comentários:

Enviar um comentário