Pesquisar neste blogue

07 maio 2018

Visitar São João da Madeira

São João da Madeira é uma cidade portuguesa do Distrito de Aveiro e da Área Metropolitana do Porto, com 21 713 habitantes no seu perímetro urbano (2011). É sede do mais pequeno município português em área, com uma única freguesia e apenas 7,94 km², correspondendo à área da cidade, o que lhe confere uma elevada densidade populacional: 2 734,63 hab/km², mas considerado por muitos a freguesia mais completa de Portugal. O município é limitado a norte e a oeste pelo município de Santa Maria da Feira, e a este e sul por Oliveira de Azeméis. O seu forte desenvolvimento, na segunda metade do século XX, levou à expansão da sua área urbana para fora dos limites do seu pequeno concelho. Tornou-se município autónomo da vizinha Oliveira de Azeméis em 11 de Outubro de 1926, tendo sido elevado ao estatuto de cidade em 28 de Junho de 1984, pela lei n.º 13/84. O lema de São João da Madeira é "Labor - Cidade do Trabalho". A cidade é conhecida, em Portugal, pela sua tradição na área industrial, particularmente em relação ao fabrico de chapéus e calçado, reconhecida no país como a "Capital do Calçado".

Pequena Resenha Histórica
As origens de São João da Madeira remontam a um período prévio ao da formação da nacionalidade, como comprovam duas cartas de venda, em pergaminho, datadas de 1088, onde é referida a "uilla de Sancto Ioanne que dicent Mateira". O topónimo "Madeira" parece ter a ver, segundo os historiadores, com a abundância arborícola da região. Estes dois manuscritos podem-se encontrar no arquivo da cidade, situado nos Paços da Cultura. Em 1908, a inauguração da linha ferroviária - linha do Vouga - em São João da Madeira, pelo rei Manuel II de Portugal, contribuiu para potenciar ainda mais a onda de empreendedorismo. São João da Madeira adquiriu o estatuto de vila (1922) e a sua autonomia administrativa (1926), por desmembramento do concelho de Oliveira de Azeméis. No decreto nº 12.456, o Governo considerava São João da Madeira o "centro industrial mais importante do distrito de Aveiro", cujo desenvolvimento económico e social estava a ser "prejudicado, sufocado pela sua inferior categoria administrativa". A independência administrativa foi fruto de uma lenta estratificação histórica local, tendo desempenhado um papel relevante nesta conjuntura a imprensa local (O Regional), nascida de "um grupo de rapazes com sangue a estuar nas veias e ansiosos pelo progresso constante de São João da Madeira", grupo de notáveis sanjoanenses que constituíram o "Grupo Patriótico Sanjoanense", liderados pelo padre jesuíta e historiador português Serafim Leite. Já com a sua autonomia administrativa, em plena Segunda Guerra Mundial, a indústria do feltro sobe em flecha em Portugal.Nos anos 1940, a produção de pêlos e feltros é centralizada em S. João da Madeira, com a criação, em 1943, da Cortadoria Nacional do Pêlo, a única fábrica do país que trabalha os pêlos, nacionalizada em 1945. Em 1946, dos 1775 operários da indústria de chapelaria em Portugal, 1212 trabalhavam em São João da Madeira. A indústria de chapelaria era um importante ramo da actividade industrial em Portugal, e São João da Madeira era a sua sede.

Geografia
São João da Madeira assenta sobre o dorso maciço de uma airosa colina, entre os 50 e os 300 metros de altitude. A cidade é atravessada no seu maior eixo, norte-sul, pelo rio Ul. O clima de S. João da Madeira é marítimo. De Inverno os índices de pluviosidade são altos e os Verões curtos e secos. A sua economia baseia-se grandemente nos sectores dos serviços e da indústria.

Economia
Em termos de emprego, 62% dos trabalhadores da cidade trabalham no sector secundário e 38% no sector terciário. Em 2007, São João da Madeira tinha 3660 empresas. As micro e pequenas e médias empresas dominam o panorama do emprego em S. João da Madeira, com quase 74% dos trabalhadores. A cidade tem forte tradição na área industrial, designadamente na área do calçado. É detentora da marca "Capital do Calçado" (designação registada no Instituto Nacional do Registo de Marcas), contendo inúmeras fábricas de calçado e de componentes para calçado, bem como o Centro Tecnológico do Calçado (CTC) e o Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado (CFPIC). A cidade é ainda a maior produtora nacional de chapéus, e a terceira a nível mundial.

Em São João da Madeira realizam-se as seguintes Festas:
Festa de S. João da Ponte, 23 e 24 de Junho. É a maior festividade da cidade, em honra do seu santo padroeiro. Durante uma semana a Avenida da Liberdade encerra, de noite, ao trânsito e culmina com o habitual fogo-de-artifício.
Festa de Nossa Senhora dos Milagres, na semana do último domingo de Maio, no parque com o mesmo nome.
A cidade no Jardim, uma festividade de popularidade crescente que se realiza desde 2003, no Jardim Municipal, participando todas as instituições e colectividades da cidade.

A Visitar:
Biblioteca Dr. Renato Araújo
Capela da Santa Natividade
Capela de Santo António
Cruzeiro
Edifício dos Paços da Cultura
Estátua do Papa João Paulo II
Fonte e Lago das Portas da Cidade
Igreja de Nossa Senhora dos Milagres
Igreja Matriz
Jardim Municipal
Lago da Rotunda
Moinho de Água
Monumento de Homenagem ao Sapateiro
Monumento Unhas Negras
Museu da Chapelaria
Oliva Creative Factory
Palacete Conde Dias Garcia
Palacete da Rei da Farinha
Parque de Nossa Senhora dos Milagres
Parque Ferreira de Castro
Parque Urbano Rio Ul
Piscinas Municipais
Ponte Romana
Quinta da Natividade
Rio Ul

Onde Ficar
Hotel A. S. de S. João da Madeira
Hotel Golden Tulip
Solar S. João (Pensão)
Central Suites

Sem comentários:

Enviar um comentário